Dia desses , estava discutindo com um amigo católico sobre religião. Então em certo momento a discussão chegou num ponto que eu disse que a moralidade da religião não era das mais corretas e que não precisavamos dela, bastava uma boa educação.

Ele argumentou então que a religião podia não ser o mais certo em moralidade , mas ela era necessária para pessoas com menos acesso a educação que são maioria.
Ele ainda dizia que se não fosse a formação religiosa dele ele acredita que ele não seria uma pessoa moral. Coisa que eu discordei.
Então a pergunta é: vocês acreditam que se tirassem a religião hoje o mundo se tornaria um chaos? Que realmente existem muitas pessoas que precisam da religião pra ser bons ? Que não existe forma prática hoje de se substituir a religião ?

Views: 132

Replies to This Discussion

A religião é o caminho mais fácil para se ensinar moral. É mais fácil dizer às pessoas que tem um deus oni-fodido de olho em cada pensamento delas e que ele vai torturá-las por toda a eternidade se elas sairem da linha do que fazer as pessoas refletirem sobre ética, virtude, dever...

Claro que seria muito melhor se as pessoas praticassem filosofia em vez de religião, se questionassem e compreendessem realmente seus valores, em vez de decorarem uma lista das coisas que os criadores de cabra machistas e homofóbicos de uma civilização atrasada da antiguidade achavam que pode ou não pode fazer, mas para isso as pessoas iam ter que pensar, e pensar dá um trabalho....
Se tirassem a religião do mundo hoje seria um caos sim. Não porque ela seja necessária, mas porque as pessoas não estão preparadas para essa situação.Achar alguém bem equilibrado é muito dificil hoje em dia. Mas no futuro sim, a religião sendo gradualmente retirada das sociedades só irá favorecer a humanidade.

O que o Bruno falou está certíssimo, na cadeia tá cheio de cristão.

Mais uma coisa, outro dia o idiota do Datena estava comentando sobre um crime bárbaro e soltou a seguinte frase "é por isso que eu não confio em quem não acredita em Deus, essas pessoas são capazes de tudo". Idiota!
Realmente , acabei concordando com meu colega , a religião hoje é um meio mais prático de ensinar moralidade .Só que ela cria a ilusão de que fazer algo ruim só é ruim porque a religião proíbe e não porque fere de alguma maneira você ou outras pessoas.

Outra coisa que me enraivesse é esse desejo da midia de relacionar pessoas ruins com ateus , ou de dizer que a pessoa so pode ser boa com "Deus no coração" .Eu acho que é isso que acaba criando um certo preconceito contra os ateus no mundo. Isso é mostrado pelo Dawnkins em "Deus um delírio" quando ele diz que a grande maioria das pessoas aceitaria um gay , um negro ou uma mulher como presidente dos Estados Unidos , mas só 52% das pessas aceitaria um ateu.
Se isso fosse verdade, todas as pessoas religiosas seriam boas, o que absolutamente não procede

RSS

Support Atheist Nexus

Donate Today

Donate

 

Help Nexus When You Buy From Amazon

Amazon

AJY

 

© 2014   Atheist Nexus. All rights reserved. Admin: Richard Haynes.

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service